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domingo, 27 de novembro de 2011

Tema Transversal - Pluralidade Cultural.


    1. QUE É PLURALIDADE CULTURAL

Pluralidade cultural é a existência de várias culturas, e diz respeito ao conhecimento e à valorização dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, das desigualdades socioeconômicas e da crítica às relações sociais discriminatórias que presentes na sociedade brasileira. Pluralidade cultural pode ser a pluralidade de religião ( católicos, protestantes, islâmicos, entre outros), de nacionalidade (japoneses, italianos, brasileiros, entre outros) ou de cor (brancos, negros, mulatos, amarelos, vermelhos). É a pluralidade cultural que faz do mundo um lugar rico em cultura, ou seja, em diferentes tradições, costumes, valores, crenças, etc.
Este tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, compreendendo que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano sem qualquer discriminação.
Ninguém nasce inteiramente pronto para viver, mas pelo contrário, todos precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos, ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas em uma dada cultura. Por meio desse aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e elaboramos nossos planos de vida, nossos sentimentos e desejos. Nossa vida só pode acontecer verdadeiramente se participarmos de um mundo cultural, se partilharmos um conjunto de referências sociais.
Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.
Portanto, não se deve aceitar a intolerância, a discriminação, a violência, as perseguições religiosas, étnicas e raciais, os comportamentos e as idéias que negam o respeito à liberdade e à autonomia dos outros, que impedem um convívio fraterno e solidário e que obstruem a construção de relações democráticas.

2. COMO TRABALHAR PLURALIDADE CULTURAL EM SALA DE AULA

Sabemos que nos dias atuais, é evidente a presença do preconceito ao nosso redor. Ele pode acontecer notavelmente ou não, porém, pode levar as pessoas que o sofrem a um estado de constrangimento e recuo de si, em um nível bem elevado.
Devido à abordagem da sociedade com os diferentes, é importante e necessário que os professores saibam como trabalhar em sala de aula a Pluralidade Cultural, quebrando todos os padrões impostos e barreiras construídas até mesmo pelas famílias e, principalmente, pelo mundo que cerca as crianças.
Algumas ideias de como trabalhar esse assunto tão imprescindível para os alunos e para a sociedade que compomos, são o docente que pode se utilizar de estratégias como realizar projetos, visitas a diferentes lugares e realidades que provoquem reação e reflexão ativa dos educandos, além de experiências compartilhadas entre os discentes incentivando-os a questionar-se a si mesmo e uns aos outros bem como o professor e outras pessoas que possam ser inseridas nas atividades para aperfeiçoar e abranger o tema tratado.
Uma outra maneira muito interessante de se trabalhar a Pluralidade Cultural é através de músicas com o assunto (Ex: A Festa, Ivete Sangalo) e revistas que trazem diversidade de pessoas, lugares, ambientes, realidades. Também os PCN’s, que são base para o trabalho dos educadores, podem auxiliar ainda mais neste conteúdo o abordado de formas variadas, além de enfatizar sua importância, sugerir objetivos e atividades para a concretização do assunto.
Trabalhar a Pluralidade Cultural pode parecer um grande desafio, e é. Porém, é preciso que as crianças saibam que no mundo em que vivem existem diferentes culturas, pessoas, religiões, lugares, modos de vida, de pensar, de se vestir, costumes, influências, línguas, cores, jeitos. Através disso, o professor pode se utilizar para mostrar como somos ricos na pluralidade e que isso pode sim ser muito bom e interessante. É preciso que a criança aprenda a conviver e respeitar as diferenças que há ao seu redor, sem preconceitos e discriminações, influenciando os outros a fazerem o mesmo.

    3. PLURALIDADE CULTURAL BRASILEIRA

A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.                                  .
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.                                 
Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a tentativa de unificação de uma cultura de massa imposta pelos meios de comunicação.                       .
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.

3.1 Região Nordeste                                          
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Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Manifestações religiosas como A festa de Iemanjá e lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão verde, canjica, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

3.2 Região Norte                                            .

A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi bumbá do país, que ocorre em junho no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbo, o congo ou congada, a folia de reis, a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta de cheiro.

3.3 Região Centro-Oeste                                          .
A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás, o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o Pintado, Pacu e Dourado, entre outros.

3.4 Região Sudeste                                          .

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.                                 .
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.

3.5 Região Sul                                                   .

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho. 

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